segunda-feira, 29 de junho de 2009

Lições que ficam para os jornalistas com a morte de Michael Jackson


A internet foi o principal veículo de informação e de atualização diante da morte de Michael Jackson. Até mesmo as emissoras de televisão reconheceram em suas reportagens que após o anúncio da morte do ídolo Pop, bilhões de acessos congestionaram a Internet em busca de mais informações, de imagens e vídeos relacionados a vida e a carreira do artista.

No entanto, conversava com o editor do Jornal de Fato, William Robson sobre as falhas que, num caso como estes, são muito comuns na Internet e que é preciso que os jornalistas estejam atentos para não cometer barrigadas (erros) na hora de dar a informação. A necessidade de atualização de informações faz com que, muitas vezes os erros sejam "justificados" com a idéia de instantaneidade do suporte. Mas, no bom jornalismo, essa necessidade de dar primeiro e mais rápido pode comprometer a veracidade e a credibilidade.

No caso da morte de Michael Jackson percebe-se que a qualidade da informação ficou a desejar tanto nos grandes quanto nos pequenos veículos, tanto na TV quanto na internet ou no jornal impresso. Somente no segundo e no terceiro dia, os veículos puderam aprimorar a qualidade das reportagens trazendo a sociedade informações realmente interessantes e fatos novos.

Também pudemos perceber pautas muito semelhantes nas emissoras de TV, especialmente as que resgataram depoimentos de quem esteve perto do artista quando esteve no Brasil e que acrescentaram pouco.

Coincidentemente o assunto no blog do Knight Center for Journalism abordou exatamente essa questão, explicando que todos os jornalistas podem tirar excelentes lições disso tudo e que a Internet é realmente o suporte universal mais utilizado diante de fatos de grande interesse público como este. Vale à pena ler e entender que a Internet comete erros que podem por os jornalistas em armadilhas, mas, que é impossível pensar o jornalismo de hoje sem ela.

sábado, 27 de junho de 2009

issuu - You publish: Mais uma feliz descoberta!



Ler o impresso na Internet muitas vezes não é fácil e muitos jornais adquirem um programa um FLIP em que as páginas podem ser lidas como se estivéssemos lendo o jornal.



Felizmente conheci esta semana o site issuu- You Publish que permite de maneira rápida e com um cadastro simples, fazer o upload de qualquer documento em PDF para ser lido. Depois de escolher o arquivo da publicação (jornais, revistas, livros) é só fazer o embed, pegar o código em HTML e colocar em seu Blogger, orkut, Myspace, enfim onde quiser.

Fiz um teste postando um artigo que publiquei no Intercom ano passado e conferi que, mesmo em inglês o passo a passo é muito simples e o cadastro pode ser feito facilmente como você pode conferir na baertura do blog.

Taí jornalistas, publicitários e assessores, uma ferramenta excelente para a divulgação dos nossos produtos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Por que o bacharelado em Jornalismo ainda é imprescindível para a sociedade?

- Por Ismar Capistrano C. Filho*

O julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre o Recurso Extraordinário 511961, na quarta, 17 de junho de 2009, mostrou-se completamente equivocado não só em sua sentença, mas nos argumentos tanto dos defensores quanto dos opositores à exigência legal do diploma de bacharelado para o exercício do Jornalismo. O que caracteriza como perícia da atividade jornalística não é tão somente a conduta moral, ética e honesta do relato verídico dos fatos. Não há curso superior que possa garantir essa qualidade que deve compor a idoneidade humana. Até os referenciais para tal julgamento são, em determinadas situações, confusos dado que pode haver diversas versões sobre uma realidade.

A missão do jornalismo é, sobretudo, reconstruir essa multiplicidade de significados, dando vozes para os diferentes atores sociais por meio de um constante processo de checagem dos fatos. Todavia, não se pode aceitar que essa dificuldade justifique a produção de notícias baseadas numa supra-realidade que, muitas vezes, atende a exclusos interesses políticos, econômicos e culturais dos grupos controladores dos meios de comunicação. Mas infelizmente, essa situação é fato e, na maioria das vezes, os jornalistas pouco podem fazer contra essa circunstância porque, mesmo sendo um serviço imprescindível para a vida democrática, a produção jornalística está predominantemente submetida à lógica empresarial das indústrias culturais.

Duas éticas se confrontam nas redações: de lado, o interesse público, defendido pelos jornalistas, e de outro o particular dos empresários, comprometidos com a gestão, a sustentabilidade, a audiência e o lucro do negócio. Nesse contexto, restam três saídas para a ética jornalística: as brechas, as fissuras e os embates. As primeiras são as notícias que não estão submetidas aos interesses editoriais das instituições, permitindo uma autonomia de atuação para esses profissionais. Já as fissuras são os espaços não vigiados que possibilitam a subversão da política editorial.

No embate, a ética dos jornalistas possui um trunfo: a credibilidade de reconstruir a diversidade equânime do real é, sem dúvida, o maior patrimônio de qualquer instituição jornalística. Publicar notícias que distorcem voluntariamente à realidade em benefício do jogo de interesses pode comprometer o principal capital cultural dessas empresas, mesmo sendo, em muitos casos, sua principal rentabilidade. Assim, o jornalista deve posicionar-se constantemente de maneira crítica nas redações, questionando, resistindo e negociando a reconstrução da realidade apresentada por esses veículos. Sua ética torna-se uma postura de constante confronto. Jornalista conformado e acomodado em veículos comerciais é indício de subserviência à ética empresarial.

Desta maneira, a perícia principal do jornalismo é a seleção dos fatos atuais de relevância pública para a difusão coletiva. Para isso, o profissional precisa de uma profunda formação humanística baseada na compreensão do que seja o público, o convívio social, a diversidade cultural e as relações democráticas. O jornalista atua como fomentador do debate público, essencial para as decisões partilhadas. Além dessa formação ampla, o jornalista necessita também de uma capacitação técnica específica para produzir notícias adequadas às características dos veículos e dos receptores. Deve buscar superar a defasagem entre a transmissão e a recepção, através de iniciativas colaborativas e participativas na produção noticiosa. Por isso, o bacharelado é um curso imprescindível para a formação dos jornalistas dado que é a única graduação que permite um conhecimento, ao mesmo tempo, amplo e focado sobre um campo.

Lamentavelmente, nada disso foi discutido no Supremo. Os votos e argumentos da defesa e acusação, em nada, abordaram a missão pública do jornalismo, suas dificuldades, sua ética, sua perícia e sua técnica. Limitaram-se a discussões sobre a livre iniciativa de mercado para o exercício das profissões, a liberdade de expressão como um direito de foro íntimo (e não público) e à moralidade particular do testemunho da realidade. A regulamentação do jornalismo passa agora mais do que nunca para o âmbito das lutas sociais pela democratização da comunicação.

* Professor universitário dos cursos de Jornalismo da UFC, Fa7 e Fanor.
Jornalista e assessor de comunicação

terça-feira, 16 de junho de 2009

Artigos da COMPÓS para baixar


REPASSO AS INFORMAÇÕES DO BLOG DO GJOL IMPORTANTÍSSIMO PARA TODOS OS PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO:

“Em uma iniciativa da maior importância no que diz respeito à prática do livre acesso à produção científica, a COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) está disponibilizando na íntegra AQUI todos os trabalhos que estão sendo apresentados no seu XVIII Encontro realizado na PUC de Minas Gerais.

São 12 GTs em funcionamento: Comunicação e Cibercultura, Comunicação e Cultura, Comunicação e Política, Comunicação e Sociabilidade, Cultura das Mídias,Economia Política e Políticas de Comunicação, Epistemologia da Comunicação,Estéticas da Comunicação, Estudos de Jornalismo, Fotografia, Cinema e Vídeo,Mídia e Entretenimento, Recepção, Usos e Consumo Midiáticos.
Os trabalhos do GT Comunicação e Cibercultura podem ser baixados inclusive com o seus relatos críticos, que servem de ponto de partida para as discussões durante o encontro.

Na Biblioteca do site estão disponibilizados todos os trabalhos apresentados desde 2000. Vale lembrar que, em tempos pré-Internet, trabalhos apresentados em um evento como este levavam entre 12 a 18 meses para aparecerem sob a forma de capítulos de livros ou artigos em periódicos especializados”. Fonte: Marcos Palacios.

Nós que buscamos avidamente por novidades na nossa área, agradecemos a todos os grandes pesquisadores que socializam seus conhecimentos na rede.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Livro 'Redes Sociais na Internet' em PDF


Veio do Twitter a dica e repasso no Blog para quem tem interesse em pesquisas sobre redes sociais.

A jornalista Raquel Recuero lança seu livro Redes Sociais na Internet e a editora está disponibilizando a versão em PDF gratuitamente. Seu foco neste trabalho recai sobre o impacto das redes digitais de comunicação (a Internet) sobre as relações sociais contemporâneas. O livro tem 191 páginas.

Para baixar, é só clicar AQUI.

A autora

Raquel Recuero é jornalista, doutora em Comunicação e Informação (UFRGS) e professora do Programa de Pós Graduação em Letras e da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas. É também pesquisadora ligada ao CNPq trabalhando com redes sociais na Internet desde 2002.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Petrobrás decide mudar horários de postagens em blog


A Petrobras decidiu que dará publicidade ao conjunto de perguntas de jornalistas e respostas da empresa com comentários a partir da zero hora do dia em que está prevista a publicação da reportagem.

A polêmica sobre a criação do Blog Fatos & Dados no último dia 02 pela empresa, foi amplamente repercutida uma vez que os jornalistas viram a queda do direito a exclusividade das informações, um direito que não é formalizado, mas uma premissa nessa relação entre empresas e mídia. No entanto, sempre que os jornalistas consultavam a empresa para obter informações imediatamente esta publicava o conteúdo das perguntas e as respostas no blog.

As informações postadas só seriam divulgadas pelos jornais impressos no outro dia, ou seja, ADEUS À NOVIDADE.

Mas depois de muitas reações a Petrobrás decidiu mudar o mecanismo e assim postou ontem:

"Foi feito um ajuste que compatibiliza as reivindicações e argumentações dos jornalistas com os propósitos do blog. A Petrobras não entende isso como um recuo. O blog Fatos e Dados foi criado para prestar esclarecimentos quanto a questionamentos relacionados à CPI e quanto a perguntas encaminhadas por jornalistas e respostas enviadas pela Companhia. E a Petrobras mantém esse propósito de transmitir de forma transparente as informações. As perguntas dos jornalistas e as respostas continuarão a ser publicadas no blog. A diferença será o momento da publicação, que passará a ser por volta das 0h, no caso de jornais e revistas, do dia da publicação da matéria, data que será informada pelo jornalista à assessoria de imprensa. No caso de programas de TV ou rádio, as perguntas e respostas serão postadas no blog no horário do programa indicado pelo jornalista. As perguntas e respostas aos veículos online serão publicadas no momento de publicação informado pelo repórter à Petrobras".

CALÇAS CURTAS

A Petrobrás teve uma idéia 'brilhante', usou as ferramentas web a seu favor. E deixou os jornalistas de 'calças curtas' como dizia minha avó.

Tempos modernos, de instanteidade, permitidos pela velocidade e pela liberdade dada à Internet a qual sabemos que os jornalistas não estão sabendo lidar ainda, por isso, a profissão vem passando por uma séria crise de identidade.

Ainda em post de hoje, a empresa coloca:

"Houve interpretações equivocadas a respeito do blog, segundo as quais o objetivo da Companhia seria “vazar” o noticiário e intimidar os profissionais de imprensa. Esse nunca foi o propósito da companhia. Por isso, a Petrobras decidiu fazer uma alteração na ordem da postagem, sem abrir mão dos conceitos que orientam o blog. A Companhia vai manter a publicação das perguntas e respostas, permitindo ao público ter acesso à íntegra das informações prestadas pela Petrobras – um dos principais objetivos do blog -, mas apenas após o fechamento das matérias".

Desde que foi lançado, em 2 de junho, o site já recebeu 223 mil acessos e 4 mil comentários. A página da Petrobras no Twitter também está sendo cada vez mais visitada, com cerca de 1500 seguidores. A Companhia tem recebido apoio pela iniciativa do Blog. A empresa afirma ainda que vai "utilizar cada vez mais as redes sociais de circulação da informação para estabelecer canais de relacionamento direto com seus públicos".

Acordemos, jornalistas.
Isso é a Internet nos mostrando que devemos buscar uma saída para não perdemos ainda mais espaço.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Oi usa orkut para divulgar inscrições no programa Novos Brasis


A Oi Futuro - fundação da Oi - está usando ferramentas como orkut e twitter para divulgar o edital e as inscrições de projetos no seu programa Novos Brasis 2009.

Com perfil e comunidade no site de relacionamentos, o instituto Oi Futuro está intensificando a divulgação junto a comunidades de jornalistas e comunicadores em geral e tirando dúvidas sobre o programa.

Inscrições
O Novos Brasis vai financiar entidades do terceiro setor que apresentem projetos baseados em tecnologia e comunicação como fatores de transformação social.
Os projetos selecionados poderão receber financiamento de até R$ 200.000,00.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até as 00h00 do dia 26 de junho de 2009.
Segundo a comunidade, o programa Novos Brasis surgiu de uma preocupação da instituição com a disseminação da tecnologia da informação em prol do desenvolvimento de populações carentes.

Se interessou?

Acesse o site para mais informações sobre o Novos Brasis e sobre o Edital:
http://www.oifuturo.org.br/novosbrasis

Visite a comunidade oficial:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpn&cmm=56511024

Siga no Twitter: http://twitter.com/novosbrasis