sábado, 28 de março de 2009

Postar áudio: Difícil, mas consegui!!!

Não pensei que o exercício proposto pelo Centro Knight no curso de Jornalismo 2.0 na última semana fosse ser difícil pra mim. Já tenho até uma certa familiaridade com algumas ferramentas tecnológicas. Mas, me enganei. Eu sofri! Olha...
Pensei que não fosse concluir o exercício esta semana que tinha como tarefa para todos nós alunos do curso, a gravação de áudio no programa Audacity e depois a conversão para MP3. Depois deveríamos publicar no blog para que vocês pudessem conferir.

‘Lame’, lame, lame
A minha maior dificuldade foi instalar um plugin o Lame para fazer a conversão em MP3. Os Sites que acessei não eram claros o suficiente e acabava indo parar em páginas sem o mínimo sentido. Graças a colega Liliane Corrêa consegui, seguindo as dicas dela em um site em inglês. Depois, tive de instalar o Lame para Windows. E a instalação foi feita dentro da pasta Plugins do Audacity. Complicado? Imagine como foi difícil pra mim.
Ainda no processo tive de hospedar o áudio em um site. Seguindo a dica dos colegas fui para o MP3tube.net. Me cadastrei (em português e postei o áudio).

Na hora da postagem fiquei triste pelo fato do Blogger diferente do WordPress não colocar na própria página o display da gravação. Só nos resta postar o link
Mas foi importante aprender por ser mais uma ferramenta nesse meio digital a serviço de usuários em especial, jornalistas.

Finalmente pude converter a minha gravação e o resultado foi excelente. Confiram e comentem! Espero que gostem.

Para ouvir, clique AQUI

Abaixo, o texto desse áudio

O moderno e o antigo

Nos últimos dias tenho observado com mais sensibilidade como o cenário urbano de Mossoró está mudando e rapidamente. Aqui, a tradição e a modernidade travam uma batalha constante no cotidiano local.

Prédios antigos dão lugar a grandes construções, edifícios e muito dos elementos da arquitetura estilo rococó estão sumindo, desaparecendo. Por um lado, pela idéia equivocada de que o velho tem de dar espaço ao novo.

Algumas residências e prédios comerciais do século passado estão se deteriorando sem o devido cuidado ou sendo vendidos e completamente destruídos.

A cada destruição, um pouco da história se vai. Enquanto isso, outras cidades brasileiras dão exemplos de que é possível preservar a memória local fora dos museus, tendo o passado como alicerce e realizam, assim, recuperação de fachadas de seus prédios históricos com apoio da própria população, que uma vez esclarecida passa a manter e defender esse elo com o passado.

Graças ao desgaste do tempo e desinteresse do poder público estamos perdendo um pouco da nossa essência.

Izaíra Thalita para o Curso de Jornalismo 2.0

2 comentários:

  1. Izaíra,
    Muito bom o seu áudio. Gostei bastante do blog e deste post com a gravação. Parabéns! Vou acompanhar o seu blog.
    Um abraço paulistano,

    Kleber Pinto

    ResponderExcluir
  2. Izaíra, eu não consegui fazer o upload do meu áudio nem no wordpress. Estou super frustrada, mas legal saber que tem esse site (mp3tube) onde posso hospedar o podcast. Gostei muito de seu blog!

    Abraço,

    Marina Utsch

    ResponderExcluir