sábado, 21 de março de 2009

Sites de buscas: qual o mais eficiente?

As pesquisas na Internet são importantes ferramentas para profissionais, estudantes e internautas de um modo geral. Os resultados apresentados por estes sites poderão nos conduzir às informações corretas – que nós queremos – ou nos levará a cometer erros, perder tempo e promover confusão dentro do tema escolhido.

Devido a rotina, costumamos adotar apenas um site, aquele que consideramos que possui maior quantidade de dados. Por isso, como exercício para os alunos do Curso de Jornalismo 2.0, o Centro Knight nos lançou uma nova e interessante atividade: verificar os cinco primeiros resultados sobre a ‘cura para o strees’ de oito principais sites de buscas.

Os sites escolhidos foram: Google, Yahoo!, Altavista, Radar Uol, Clusty, MSN, Ask.com e DogPile. Os resultados deste pequeno exercício foram realmente supreendentes.

Resultados
O Google geralmente é um dos sites de busca mais utiolizados. Este site, no entanto apresentou como primeira opção um blog chamado Lixo Tipo Especial, (no estilo diário) em que o stress é citado pelo autor de maneira trivial, do seu cotidiano. Na segunda alternativa uma matéria de uma revista de saúde e nas demais alternativas uma imagem de um cartunista e um artigo escrito por um médico falando da doença.

O Yahoo e o MSN foram os mais evasivos de todos os sites de busca: o primeiro apresentou como resultados o mesmo blog, um site de uma estudante do curso de Jornalismo 2.0, um site exotérico, um site de humor que cria informações falsas de uma enciclopédia e um site de massagens. Nenhuma alternativa levou a informações objetivas de ‘Cura para o Stress’.
No site indicado na busca do Yahoo a 'Desciclopédia diz que : O stress é como câncer, AIDS, virgindade de mulher feia e a própria feiúra: não tem cura...'. Bem humorado, mas... perdemos mais um bom tempo.

O MSN apresentou site de pousada, de um centro de auto-ajuda, de outro site de buscas e da mesma revista de saúde mostrada no Google.
Elaboramos uma tabela com os resultados que obtivemos. (Clique em cima e veja ampliada)


Busque em mais de um site
Durante a pesquisa vários resultados coincidiram, por isso, analisamos o resultado quais o sites de busca que nos apresentaram resultados reelevantes de maneira mais objetiva, direta.
Os resultados neste exercício nos deixa concluir que nem sempre os sites mais conhecidos como o Google, Yahoo, MSN são os mais eficientes na hora de uma pesquisa.
Outra conclusão é que é importante conferir os resultados de um determinado tema em mais de um site de busca para que se veja qual deles atende mais objetivamente ao que queremos. Diante dos resultados obtidos fica evidente que eles ainda estão longe de oferecer os resultados procurados pelos internautas de uma maneira eficiente.

A busca em sites faz parte da tarefa cotidiana do Jornalista no meio digital e é preciso aprender a utilizá-las da melhor maneira possível.

Hipopótamo para curar o stress

Por fim, em muitos sites surgiu um vídeo engraçado com o mesmo nome do tema proposto: cura do stress. O vídeo supostamente de autoria de Bernie Alexander foi uma das surpresas mais engraçadas dessa busca. É um hipopótamo cantando. Deu até para aliviar um pouco o meu stress. Confiram:



2 comentários:

  1. Oi Izaíra,
    Você consegiu um ótimo equilibrio entre imagens e textos no teu blog. Isto é importante porque o nosso objetivo no curso é experimentar alternativas que, muitas vezes, não são viáveis no dia a dia da redação.
    Tres observações:
    a) No post sobre a pesquisa nos sistemas de busca, faltou apenas você dar mais força a tua conclusão de que diante dos resultados obtidos fica evidente que é necessário pesquisar em mais de um site porque os eles ainda estão longe de oferecer os resultados procurados pelos internautas. Isto poderia compor uma espécia de lead do texto.
    b) No posto sobre RSS, a imagem ficou grande demais. Você poderia reduzir ele pela metade pois ele é um ícone e não tem tantos elementos visuais assim, para justificar um grande destaque,
    c) No post sobre Web 2.0 a ilustração está de bom tamanho porque você precisa fornece algum detalhe sobre os rostos . No final do segundo parágrafo, há alguma palavra palavra faltando na frase:"As mensagens instantâneas que RAM internas nas organizações,". Se você pode cirigir mas para efeitos de maior credibilidade você informa que corrigiu o texto dizendo, entre parentesis, ou que foi alterado, ou então usa o recurso pé de página para dar a explicação. É uma etiqueta na Web, onde há um esforço para encarar o erro como algo normal desde que corrigido. Em blogs muito visitados, os leitores ajudam muito os autores a corrigir erros de informação e de digitação.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir
  2. Castilho, vou seguir suas excelentes recomendações. Obrigada!

    ResponderExcluir