quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Aplicativos e causas sociais: uma boa junção




A utilização cada vez maior dos smarphones e a ampliação da conexão móvel tem motivado a criação e disponibilização de diversos aplicativos com finalidades diversas, para facilitar a vida dos usuários. Todos os dias centenas de aplicativos gratuitos são lançados na rede, a fim de ganhar aqueles usuários que buscam sempre novidade.
Alguns profissionais da área de informática e programação têm dedicado um tempo para criar aplicativos que além de úteis estão relacionados à causas sociais ou de interesse público bem relevantes. Nesse conjunto é possível encontrar apps voltados para ajudar pessoas e entidades ou a ampliar o público diante de causas específicas, que podem ser baixados gratuitamente no App Store ou Google Play.
Aplicativos como Wikicrimes, Agento, B.O Coletivo entre outros, tem a intenção de mapear em todo o Brasil os lugares mais violentos e perigosos, alertando aos usuários sobre locais a evitar, horários e números de contato das autoridades mais próximas do local em que se está e é possível enviar mensagens de socorro silenciosamente em alguns destes.
Outro aplicativo nessa linha social, é o Be My Eyes. Esse aplicativo faz a conexão entre as pessoas com deficiência visual e voluntários dispostos a ajudarem com questões cotidianas, como, por exemplo ler a validade em uma embalagem de alimentos, e possui mais de 80 mil voluntários cadastrados e mais de 60 mil pessoas com deficiência visual, além de estar disponível em português.
Na última semana uma jovem de 17 anos, Catharina Doria, ficou conhecida na rede por criar e financiar com recursos próprios, um aplicativo voltado às mulheres que sofrem assédios na rua. Em menos de dois dias, o aplicativo Sai Pra Lá, já alcançou mais de 12 mil fãs em sua página no Facebook e 2126 registros. A ideia, além de dar visibilidade a uma questão social que incomoda a grande maioria das mulheres, tem o objetivo de criar uma rede de denúncias para ações de esclarecimento e envolvimento das autoridades políticas na causa.

 São propostas bem interessantes que estão ao alcance dos dedos e podem abrir a mente sobre como contribuir e participar de ações coletivas dentro de um cenário altamente tecnológico. A ideia é mesmo que as tecnologias e os apps estão inseridos nesse contexto, venham a ser úteis mas também possam contribuir de alguma forma para promover o bem da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário