quinta-feira, 11 de junho de 2009

Petrobrás decide mudar horários de postagens em blog


A Petrobras decidiu que dará publicidade ao conjunto de perguntas de jornalistas e respostas da empresa com comentários a partir da zero hora do dia em que está prevista a publicação da reportagem.

A polêmica sobre a criação do Blog Fatos & Dados no último dia 02 pela empresa, foi amplamente repercutida uma vez que os jornalistas viram a queda do direito a exclusividade das informações, um direito que não é formalizado, mas uma premissa nessa relação entre empresas e mídia. No entanto, sempre que os jornalistas consultavam a empresa para obter informações imediatamente esta publicava o conteúdo das perguntas e as respostas no blog.

As informações postadas só seriam divulgadas pelos jornais impressos no outro dia, ou seja, ADEUS À NOVIDADE.

Mas depois de muitas reações a Petrobrás decidiu mudar o mecanismo e assim postou ontem:

"Foi feito um ajuste que compatibiliza as reivindicações e argumentações dos jornalistas com os propósitos do blog. A Petrobras não entende isso como um recuo. O blog Fatos e Dados foi criado para prestar esclarecimentos quanto a questionamentos relacionados à CPI e quanto a perguntas encaminhadas por jornalistas e respostas enviadas pela Companhia. E a Petrobras mantém esse propósito de transmitir de forma transparente as informações. As perguntas dos jornalistas e as respostas continuarão a ser publicadas no blog. A diferença será o momento da publicação, que passará a ser por volta das 0h, no caso de jornais e revistas, do dia da publicação da matéria, data que será informada pelo jornalista à assessoria de imprensa. No caso de programas de TV ou rádio, as perguntas e respostas serão postadas no blog no horário do programa indicado pelo jornalista. As perguntas e respostas aos veículos online serão publicadas no momento de publicação informado pelo repórter à Petrobras".

CALÇAS CURTAS

A Petrobrás teve uma idéia 'brilhante', usou as ferramentas web a seu favor. E deixou os jornalistas de 'calças curtas' como dizia minha avó.

Tempos modernos, de instanteidade, permitidos pela velocidade e pela liberdade dada à Internet a qual sabemos que os jornalistas não estão sabendo lidar ainda, por isso, a profissão vem passando por uma séria crise de identidade.

Ainda em post de hoje, a empresa coloca:

"Houve interpretações equivocadas a respeito do blog, segundo as quais o objetivo da Companhia seria “vazar” o noticiário e intimidar os profissionais de imprensa. Esse nunca foi o propósito da companhia. Por isso, a Petrobras decidiu fazer uma alteração na ordem da postagem, sem abrir mão dos conceitos que orientam o blog. A Companhia vai manter a publicação das perguntas e respostas, permitindo ao público ter acesso à íntegra das informações prestadas pela Petrobras – um dos principais objetivos do blog -, mas apenas após o fechamento das matérias".

Desde que foi lançado, em 2 de junho, o site já recebeu 223 mil acessos e 4 mil comentários. A página da Petrobras no Twitter também está sendo cada vez mais visitada, com cerca de 1500 seguidores. A Companhia tem recebido apoio pela iniciativa do Blog. A empresa afirma ainda que vai "utilizar cada vez mais as redes sociais de circulação da informação para estabelecer canais de relacionamento direto com seus públicos".

Acordemos, jornalistas.
Isso é a Internet nos mostrando que devemos buscar uma saída para não perdemos ainda mais espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário