terça-feira, 7 de abril de 2009

Um rio agoniza - sinopse

SINOPSE
A cidade de Mossoró, interior do Rio Grande do Norte tem seu surgimento atrelado a existência do rio Apodi-Mossoró pois, no passado foi ele o principal motivo de ter surgido o povoado (comunidades originária dos indígenas Monxorós) e depois, fazendeiros atraídos pela oferta permanente de água em pleno semi-árido.
A cidade cresceu, se desenvolveu e o rio Mossoró passou a ser local de despejo de esgotos, lixo e produtos químicos das empresas e estuário salineiro. O resultado é que hoje o rio agoniza e há o comprometimento da qualidade de suas águas bem como da vida existente no rio. O vídeo documentário conta essa história e o resultado de um projeto ambiental que reuniu as duas universidades de Mossoró – UERN E UFERSA a fim de monitorar a qualidade da água do rio e realizar um trabalho ambiental. O projeto que deveria continuar este ano, está sem patrocínio.
Enquanto isso o poeta e cordelista Antônio Francisco que é membro da Academia Brasileira de Cordel , um defensor da natureza, lembra da época que podia tomar banho no rio, pescar e lamenta que hoje o rio esteja morrendo por falta de preservação e consciência. Ao rio ele dedica um cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário