segunda-feira, 9 de novembro de 2015

5 dicas para dar um ‘up’ no currículo com a ajuda da Internet



Encontrar uma nova oportunidade de emprego tem sido um desafio difícil de ser vencido, especialmente diante das dificuldades econômicas no Brasil e no mundo todo. A recolocação no mercado de trabalho tem exigido dos profissionais, além da experiência, verdadeiras demonstrações de empenho, criatividade e persistência. Nesse cenário de competitividade profissional, é preciso utilizar todas as possibilidades que venham a acrescentar um diferencial ao currículo e permitir que ele seja visto por mais pessoas. Pensando nisso, listamos cinco dicas importantes para você usar a comunicação digital e a Internet para dar um “upgrade” ao currículo profissional e ampliar as possibilidades. Mas, é importante ressaltar que essas dicas, por si só, não surtirão efeito se o profissional não se mexer, sair, empenhar-se em buscar a melhoria do currículo com conhecimento, experiência e objetivos bem definidos. Então, vamos lá:


1 – Use as redes sociais para divulgar suas qualidades profissionais

As redes sociais possuem uma boa capacidade de alcance a partir dos amigos que você articula. Além de realizar postagens pessoais, informe à sua rede de contatos que você tem buscado melhorar profissionalmente, realizado cursos e que está procurando recolocação profissional.

2 – Faça seu perfil no Linkedin para descobrir oportunidades

Existem redes sociais especialmente dedicadas a fazer uma rede de contatos profissionais e pode ser o seu currículo digital. Existem redes sociais de áreas específicas e existem redes mais amplas. É o caso do Linkedin, uma rede social profissional e gratuita. Crie seu perfil profissional nesta rede, preencha todas as informações de empregos anteriores e atuais, busque amigos, participe de alguns grupos de seu interesse e utilize as informações da própria rede social para se informar sobre a possibilidade de contratação das empresas, já que elas estão presentes no Linkedin buscando profissionais. O Linkedin manda semanalmente para o seu e-mail uma lista de empresas que contratam e que estão adequadas ao seu perfil e você pode enviar o seu currículo para elas, sem custo. Vale muito a pena.

3 – Busque na Internet entidades que aceitam voluntários

Várias pesquisas realizadas sobre contratações mostram que aquelas pessoas que adicionam um tempo para realizar trabalhos voluntários e os acrescentam no currículo têm 30% mais oportunidades numa seleção de trabalho do que aqueles profissionais com mesma qualificação, mas sem esse diferencial. O trabalho voluntário mostra qualidades, como preocupação com o outro, trabalho em equipe, planejamento do tempo, qualidades valorizadas no meio profissional. Use a Internet para buscar entidades que divulguem a necessidade de voluntários para ações pontuais. Uma das mais conhecidas é a ONG Voluntários On Line (VOL) – www.voluntariosonline.org.br. Por meio do site, você pode ajudar diversas entidades pelo país estando em casa, redigindo um texto, realizando assessoria jurídica, divulgando as ações da VOL nas redes sociais. Além de ser um membro voluntário cadastrado, isso vai fazer muito bem a você e ao seu currículo.

4 – Atualize-se com cursos on-line

Diversas entidades educacionais e institutos oferecem cursos on-line gratuitos para atualização de profissionais. Uma das plataformas de cursos gratuitos mais interessantes é a da Fundação Getúlio Vargas (http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/). A plataforma da FGV oferece diversos cursos gratuitos patrocinados por grandes empresas, nas áreas de educação, administração e finanças pessoais e sustentabilidade aplicada aos negócios. Outras instituições de ensino superior oferecem cursos rápidos on-line de 10 a 30 horas, com certificação e pagamento de uma taxa simples. Com um pouco de tempo e em casa, é possível ampliar as possibilidades e melhorar o currículo.

5 – Vai enviar por e-mail? Então, atenção:

O envio do currículo por e-mail facilita a vida, mas tome alguns cuidados: os selecionadores preferem que o arquivo esteja anexado e não no corpo. No assunto da mensagem, coloque o seu interesse como “Currículo para a vaga X”. No e-mail, seja objetivo(a) e faça uma apresentação breve em apenas uma ou duas linhas. Por exemplo: "Boa tarde. Meu nome é 'tal' e gostaria de me candidatar à vaga 'X’. Por isso, envio anexo o meu currículo, na expectativa de um retorno.” Agradeça, assinando o e-mail. Outra dica é que você acompanhe os canais de comunicação das empresas de seu interesse, para estar sempre com informações sobre as oportunidades. 
Se tudo der certo, e com um pouco de dedicação, as oportunidades logo vão surgir. Torcemos por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário