O sistema de RSS (Real Simple Syndication ou Distribuição Realmente Simples) muda muito a forma como o usuário de internet costuma se informar e se atualizar nos sites que gosta de freqüentar. É possível condensar em um único local com a ajuda do leitor de RSS, as informações no instante em que são atualizadas, dos sites da nossa preferência.

A dica surgiu dos colegas do curso de ‘Introdução ao Jornalismo 2.0 – Oportunidades e Desafios na Era Digital’ promovido pelo ‘Knight Center for Journalism’. Na minha experiência adicionei quatro sites de jornais ‘OnLine’, dois Blogs e uma revista mensal, mas que trabalha com informações diárias especialmente para leitores do sistema RSS.
Todos os dias me senti curiosa para abrir meu leitor e acompanhar o que os jornais, blogs e revistas estavam atualizando sem ser preciso entrar em cada uma das ‘homes’ a todo o instante ou mantendo as páginas abertas e gerando aquela atualização. Para pessoas dinâmicas que buscam a informação frequente que é elaborada na Internet, o sistema RSS é prático, interessante e um avanço, na minha opinião. Veio para facilitar a vida dos internautas e dos que estão diariamente conectados com este universo de informações.
Do ponto de vista da empresa jornalística ou de quem tem o blog, é até mais econômico do que preparar as ‘Newsletters’ com notícias, pois o RSS faz isso pelo jornalista.
É uma boa alternativa para ambos os lados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário