terça-feira, 7 de abril de 2009

Um rio em agonia - Roteiro

ROTEIRO

PARTE I - A HISTÓRIA
(Imagens da cidade agitada e do rio Mossoró sob a ponte, trânsito subindo e descendo as pontes)

NARRADORA - Símbolo da cidade o rio que atravessa Mossoró no interior do Rio Grande do Norte foi o principal atrativo para a instalação dos primeiros habitantes, beneficiados com suas águas limpas, natureza abundante e uma fonte permanente de vida. Não são poucas as histórias de quem aproveitava para se refrescar no rio naqueles dias mais quentes do ano.

PARTE II - A lembrança
(Imagem de Antônio Francisco no leito do rio)
O poeta e membro da Academia Brasileira de Cordel, Antônio Francisco lembra com saudade de quando podia usufruir das águas límpidas do rio Mossoró:

FALA DE ANTÔNIO – (Lembrando quando tomava banho no rio) Imagens dele em primeiro plano e do rio em segundo plano. Vez por outra ele se vira para o rio.

PARTE III - A PESQUISA
(Imagens Do rio, da Uern, Ufersa e da professora Suely Leal)
- Nesse momento o roteiro sofreu algumas mudanças. A professora Suely Leal que repassou as informações anteriormente não compareceu para a filmagem previamente agendada por motivos de saúde familiar. Tivemos de inserir mais imagens das águas do rio e do lixo.
Acompanhados da seguinte narração:

NARRADORA - Mas o crescimento da cidade trouxe danos às águas do rio Mossoró. Ao longo de sua extensão de aproximadamente 210 km – da nascente à foz – são vários os tipos de degradação sofridos ao longo dos anos.
(Imagens da Ufersa) O resultado do projeto Rio Apodi/Mossoró realizado por professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) constatou que o estado da qualidade da água é bastante preocupante.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Suely Leal da Uern as análises físico-quimicas e biológicas realizadas não só da água, mas também de todo o eco-sistema mostram que os principais poluidores das águas do rio são os efluentes domésticos e os efluentes das atividades da região do estuário.
(Imagens de lixo, esgotos no leito do rio)
Foram encontradas concentrações altíssimas de vários metais como o fósforo e outros componentes como nitrogênio e cloreto de amônia.
O projeto que faz o monitoramento da água e trabalha a educação ambiental e recuperação do leito do rio deveria ter uma continuidade, mas no momento está sem patrocínio.

PARTE IV – A SAUDADE
Imagens do rio no final de tarde)
Sem o trabalho contínuo para salvar o rio Mossoró restam lembranças, como as que foram eternizadas no cordel de Antônio Francisco.

Imagens de Antônio Francisco recitando um trecho do cordel que fez para a degradação no rio Mossoró)

FALA DE ANTÔNIO RECITANDO
(Imagens do rio e da ponte, Música, frase do cordel e créditos finais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário