sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jean ganha prêmio na Nova Zelândia por fotografia


Foto vencedora de Jean Lopes

O fotógrafo potiguar Jean Lopes teve mais um trabalho fotográfico premiado no exterior. Dessa vez a foto de Jean venceu num concurso na Nova Zelândia o M.I.L.K.(abreviatura em inglês para momentos de intimidade, amizade e riso). Essa é a segunda vez que eles promovem o prêmio a nível mundial.
Na primeira edição, em 1999, disputaram o concurso mais de 17 mil fotógrafos, incluindo 4 fotojornalistas consagrados com o Pulitzer Prize. Foram mais de 40 mil trabalhos, provenientes de 160 países.
Os números desse ano ainda não foram divulgados mas é fácil entender o quanto foi disputado. Cada um dos 150 finalistas - dentre os quais o trabalho de Jean - recebem um prêmio de US$ 500. E o Grande vencedor sai dessa lista, sai recebendo nada menos que US$ 50 mil. As imagens premiadas serão impressas num livro de alta qualidade e farão parte de uma mostra itinerante.

Se quiser saber mais sobre o prêmio, clique AQUI.

Sobre a foto
Ela foi feita no último dia de 2005 na Praia de Ponta do Mel, em Areia Branca - Rio Grande do Norte. Segundo Jean o flagrante desta foto ocorreu quando observava, de câmera na mão, um grupo de crianças que brincava com o cachorro na praia.
"Percebi que ali poderia render uma boa foto. Elas corriam pra água, e o cachorro corria atrás. Num certo momento, a garotinha se distanciou do grupo e acabou sendo alcançada pelo animal. Aquela fração de segundo - o que o mestre Cartier-Bresson batizou de momento decisivo - traduz todo o despudor, a inocência das brincadeiras infantis e o relacionamento sadio com os animais. É isso", explica Jean.
A foto fala por si e não é difícil concluir que Jean é um apaixonado pelo que faz.
Se você quer ver outras fotos, passe no Blog e no site do Jean Lopes para quem desejar conferir outras fotos premiadas no Brasil e no exterior desse talentoso artista da luz.

2 comentários:

  1. OI Izaíra,
    Muito legal a foto e o premio foi merecido. Trata-se de um flagrante único e carregado de simbolismo. Agora comento os teus outros trabalhos:
    a) No exercicio da edição da foto, você não explicou que tipo de edição foi realizada no material que você selecionou. Esta era a preocupação central do exercicio, que previa também a publicação da foto original e a editada.
    b) O exercício sobre audio está ótimo. Técnicamente está de acordo com o que foi pedido. Mas o tema não é o mais apropriado para um áudio. Você fala de arquitetura, de prédios, de cenários, que pedem imagens. Este teu comentario em audio ficaria genial num ensaio fotográfico ou num slideshow. No caso de audio, o tema poderia ter sido abordado por meio de entrevistas.
    Pode ser inclusive um ótimo tema para o teu documentário em video, o exercício do modulo 4.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Professor vou refazer o post com as dicas que me deu. Realmente, sem o visual o áudio ficava pedindo algo mais, por isso dei continuidade com as imagens. Abraço!

    ResponderExcluir