Todo internauta que se preze acaba salvando aquelas imagens que mais gosta, que inspiram ou que simplesmente encantam pela beleza. Esse hábito acabou se transformando numa rede social de sucesso. O Pinterest é uma rede social que nasceu nos Estados Unidos em 2011 e cuja particularidade é mostrar de uma forma fácil, flexível e extremamente visual, recorrendo sobretudo a fotografias, os interesses de cada um dos seus usuários, através de painéis que esta rede batizou de pinboards. Ou seja, para além das características sociais habituais e comuns das outras redes sociais, apresenta o conceito quase adolescente de mostrar constantemente, através de imagens, os gostos e interesses de cada usuário.
A grande sacada apresentada por esta nova rede é o fato de os usuários seguirem correntes contínuas de conteúdos (sobretudo produtos de consumo) sobre um determinado tema, através das quais se pode aceder à página onde se encontrou a imagem, o que nos permite chegar ao objeto de interesse que temos estado a seguir.

Existem outras redes com um formato semelhante ao do Pinterest, como o ffffound! e o Fancy. Ambas as redes partilham a ideia de trocar imagens publicadas pelos usuários. A primeira move-se sobretudo no mundo do design e da moda, enquanto a segunda apresenta diretamente um vínculo comercial, com montra de ofertas e a promoção de rankings dos usuários mais ativos.
Aos poucos o usuário da rede vai se divertindo colecionando imagens em sua página, recomendando a postagem de amigos e compartilhando tudo ao mesmo tempo pelo Twitter e facebook. São ideias assim que fazem do Pinterest uma rede social cada vez mais dinâmica e que cresce por aqui, como aliás, já se percebe há algum tempo, os brasileiros adoram essas novidades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário