quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Retrospectiva do Mosaicos



É incrível o quanto o período de um ano é capaz de provocar transformações nas pessoas. Olhando para trás, foram muitas as oportunidades que tive no meio web para aperfeiçoar meu trabalho como jornalista. Fazendo uma comparação me sinto como a Alice - personagem clássico do Lewis Carrol - que viu uma portinha pequena e ao passar por ela descobriu um mundo de maravilhas.

Numa retrospectiva pessoal, o curso para jornalistas do Knight Center for Journalism in the Americas no comecinho do ano passado foi um divisor de águas e que muito me estimulou a perceber as ferramentas que podem ajudar n o trabalho jornalístico. Só a experiência de realizar um curso totalmente pela Internet quebrou preconceitos que eu tinha em relação ao método à distância e pude perceber pela exigência dos exercícios, que dediquei mais tempo das minhas semanas do que faria em um curso presencial.

Depois desse vieram os cursos de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) com o José Toledo do Blog Toledol também pelo Knight Center, o curso Blogs para Jornalistas do Comunique-se e o 16º curso on-line de Desenvolvimento Humano e Educação para Jornalistas Realizado pela Abraji em parceria com o IAS (Instituto Ayrton Senna). Demos dicas de outros cursos gratuitos em post anterior (para ver clique Aqui).

E caminhamos para descobertas interessantes. Novos sites, bibliotecas virtuais, livros lançados pela Net, ferramentas de imagem, vídeo e áudio. Um pouco destas descobertas estão em vários posts distribuídos nas tags da barra lateral do blog.

A principal das descobertas foi certamente ver como o jornalismo ocupa novos espaços, esse fazer ‘mutante’, híbrido e muito estimulante se adapta as linguagens - quem diria - sucintas como a do Twitter. Agora me interesso por isso também do ponto de vista acadêmico.

Basta ver a trajetória de postagens deste blog ao longo do ano, alguns momentos mais intensos, mas sempre de maneira reflexiva.

Posso dizer que esse ano de 2009 mudou a minha forma de encarar o futuro do jornalismo na plataforma Web em suas diversas possibilidades. E 2010, deve ser um ano intenso de mais descobertas, de mais trocas de conhecimentos, de muito estudo. O desejo de aprender e sempre se manter atualizado na área é o que nos move. Vamos em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário