sexta-feira, 24 de julho de 2009

Jornalismo Online - Knight Center iniciará novo curso dia 29

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas começou a divulgar os selecionados para as poucas setenta vagas do seu curso de Introdução à Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), que terá início na próxima quarta-feira, dia 29 de Julho de 2009.

Felizmente terei, mais uma vez, o privilégio de aprimor e aprender mais sobre as ferramentas que são fundamentais na atividade jornalística, como na verdade estamos fazendo desde que esse blog foi criado, por iniciativa de outro curso ofertado pelo Centro Knight no início deste ano.

O aprendizado e a confiança adquirida no curso fez diferença, mais que muitos cursos presenciais que fiz. Quem pretende ter a experiência da qualidade destes cursos deve visitar e ficar atento as oportunidades que são divulgadas no site do Knight Center AQUI.

O instrutor do curso RAC:
José Roberto de Toledo, 43, é jornalista, formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP em 1986. Trabalhou durante 13 anos no jornal Folha de S.Paulo, onde cobriu o Congresso Constituinte, o impeachment de Collor, fez coberturas internacionais, foi editor da coluna Painel e repórter especial. Desde 1996 se especializou em técnicas de RAC, desenvolvendo métodos avançados de pesquisa na internet, analisando pesquisas de opinião pública e adaptando técnicas norte-americanas de uso de planilhas e bancos de dados à realidade brasileira.

Desde 2000, é diretor da agência PrimaPagina, que produz conteúdo jornalístico para terceiros. Nesse período, criou e dirigiu durante cinco anos o Jornal do Terra, um jornal multimídia para o portal Terra. Foi um dos fundadores da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e, desde 2007, é seu coordenador de cursos e projetos. Tem dado cursos de RAC para jornalistas brasileiros desde 2003, como professor convidado do Knight Center e da ECA-USP.

Para a Abraji, criou e ministrou cursos nas principais redações brasileiras sobre introdução ao RAC, RAC avançado, cobertura sobre Desenvolvimento Humano e Educação, cobertura eleitoral e, mais recentemente, sobre como investigar gastos públicos. É co-autor de “Era FHC: um Balanço”, “Persuasão e Marketing Eleitoral”, e organizador de uma série de livros para a Editora Brasiliense chamada SP21

Nenhum comentário:

Postar um comentário