sexta-feira, 31 de julho de 2009

Porque as pessoas usam Twitter:



Por Frederic Lardinois

eMarketer relata que, de acordo com a "Consumer Internet Barometer", a maioria dos usuários Twitter (42%) usam o serviço para se comunicar com seus amigos. Cerca de 29% usam Twitter para atualizar o seu estatuto, 26% para encontrar notícias, e 21% para o trabalho relacionado com razões. Curiosamente, apenas 0,3% disseram que eles usam Twitter para se divertir. Significativamente mais mulheres usam Twitter para manter contato com amigos do que os homens (48,4% vs 33,6%). Além disto, porém, há pouca diferença entre o modo como homens e mulheres usam o serviço. Cerca de metade dos inquiridos foram introduzidas para o serviço por um amigo ou membro da família, e um terceiro Twitter ouvido falar de um co-worker.

Porque as pessoas usam Twitter

Quando se trata de diferentes grupos etários sobre o serviço, há uma série de diferenças claras. Os usuários de menos de 35 anos são mais propensos a usar Twitter para manter contato com seus amigos (43,8% versus 39% para aqueles com mais de 35 anos). Estes usuários mais jovens também são significativamente mais propensos a usar Twitter para atualizar o seu estatuto (38% vs 19%).

Curiosamente, porém, os usuários com mais de 35 anos são muito mais propensos a usar Twitter para o trabalho relacionado com motivos (29%), e os mais velhos o utilizador, o mais provável que sejam de utilização Twitter para a investigação. 16,2% daqueles com mais de 55 anos relatam que eles usam Twitter para fins de investigação, enquanto apenas 7% dos inquiridos afirmam que menos de 35 anos que utilizam Twitter por moda.

Esses números mostram claramente que os usuários de menos de 35 anos são muito mais confortáveis com a idéia de radiodifusão publicamente o seu estatuto, ao passo que os utilizadores mais antigos tendem a ter um pouco mais utilitarista abordagem para o serviço.

Who Do They Talk To?

Quando se trata de que as pessoas falam sobre a Twitter, as mulheres são significativamente mais propensas a utilizar o serviço para falar com seus amigos e familiares. Quase 30% de todos os inquiridos também utilizar o serviço para interagir com celebridades - o que é claramente uma força motriz na mainstream adoção do serviço. Cerca de 24% utilizam-no para falar com blogueiros (você pode encontrar RWW aqui), 13% utilizam-no para conversar com seus empregadores e colegas de trabalho, e 11% usam o serviço para interagir com marcas.

VEJA A VERSÃO EM INGLÊS DESSA MATÉRIA AQUI

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Jornalismo Online - Knight Center iniciará novo curso dia 29

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas começou a divulgar os selecionados para as poucas setenta vagas do seu curso de Introdução à Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), que terá início na próxima quarta-feira, dia 29 de Julho de 2009.

Felizmente terei, mais uma vez, o privilégio de aprimor e aprender mais sobre as ferramentas que são fundamentais na atividade jornalística, como na verdade estamos fazendo desde que esse blog foi criado, por iniciativa de outro curso ofertado pelo Centro Knight no início deste ano.

O aprendizado e a confiança adquirida no curso fez diferença, mais que muitos cursos presenciais que fiz. Quem pretende ter a experiência da qualidade destes cursos deve visitar e ficar atento as oportunidades que são divulgadas no site do Knight Center AQUI.

O instrutor do curso RAC:
José Roberto de Toledo, 43, é jornalista, formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP em 1986. Trabalhou durante 13 anos no jornal Folha de S.Paulo, onde cobriu o Congresso Constituinte, o impeachment de Collor, fez coberturas internacionais, foi editor da coluna Painel e repórter especial. Desde 1996 se especializou em técnicas de RAC, desenvolvendo métodos avançados de pesquisa na internet, analisando pesquisas de opinião pública e adaptando técnicas norte-americanas de uso de planilhas e bancos de dados à realidade brasileira.

Desde 2000, é diretor da agência PrimaPagina, que produz conteúdo jornalístico para terceiros. Nesse período, criou e dirigiu durante cinco anos o Jornal do Terra, um jornal multimídia para o portal Terra. Foi um dos fundadores da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e, desde 2007, é seu coordenador de cursos e projetos. Tem dado cursos de RAC para jornalistas brasileiros desde 2003, como professor convidado do Knight Center e da ECA-USP.

Para a Abraji, criou e ministrou cursos nas principais redações brasileiras sobre introdução ao RAC, RAC avançado, cobertura sobre Desenvolvimento Humano e Educação, cobertura eleitoral e, mais recentemente, sobre como investigar gastos públicos. É co-autor de “Era FHC: um Balanço”, “Persuasão e Marketing Eleitoral”, e organizador de uma série de livros para a Editora Brasiliense chamada SP21

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Agripino na lista dos Donos da Mídia.


A relação político + veículo de comunicação, está presente na maioria das cidades, dos estados brasileiros. No entanto, no site Donos da Mídia é possível ver isso de forma mais clara. O Site traz informações importantes sobre o universo midiático na qual os jornalistas estão inseridos e a influência politico-partidária nessa atuação jornalística.

Conforme os dados do site que são atualizados por tipo de veículo, atualmente o Brasil possui mais de 9.477 veículos de comunicação e é possível saber deste total, quais pertencem a políticos, de que partidos, se são mais jornais, TVs, rádios.

A equipe do site explica ainda: "O Brasil possui um número muito maior de veículos do que é apresentado aqui. O Projeto “Donos da Mídia” opta por identificar e analisar somente aqueles cujos conteúdos são distribuídos ao público diária ou semanalmente de forma massiva por pessoas jurídicas constituídas"

Na lista dos dez políticos com maior número de veículos no Brasil, o senador José Agripino (DEM) é o único do RN citado. Confira a lista dos dez Donos da Mídia, segundo site:

Político/Número de Veículos:

ANTONIO CARLOS MARTINS DE BULHOES - PMDB (SP)/ 7
WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA - PMDB (MG)/ 5
JOSE ANTONIO BRUNO - DEM (SP)/ 5
ROBERTO COELHO ROCHA - PSDB (MA)/ 5
JOSE CARLOS DE SOUZA - PMDB (SE)/ 5
FRANCISCO PEREIRA LIMA - PL (MA)/ 5
ELCIONE THEREZINHA ZAHLUTH BARBALHO - PMDB (PA)/ 5
INOCENCIO GOMES DE OLIVEIRA - PL (PE)/ 4
JOSE AGRIPINO MAIA - DEM (RN) /4
ANTONIO ALVES DA SILVA - PRP (SP)/ 4

A tabela acima revela os dez políticos com maior número de veículos no Brasil, conforme o site.