terça-feira, 5 de abril de 2011

Vídeo explicativo

Algumas pessoas já vieram debater comigo sobre a questão da Licença Creative Commons (CC). Pois bem, no Youtube tem um vídeo explicativo, muito claro que informa bem sobre a verdadeira finalidade da licença hoje tão defendida na Internet. Até minha filha de sete anos entende.

O vídeo foi feito em 2002 mas está muito atual diante de toda a discussão que o país realiza neste momento sobrte a questão do direito autoral - que vale dizer, a Licença CC não retira a autoria das obras e nem é a favor da pirataria.



Lembrei muito da palestra que assisti outro dia na Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB) com o professor André Lemos da UFBA - uma referência em Cibercultura. Citando uma entrevista dada pelo Caetano Veloso o professor fez colocações importantes sobre a questão autoral e da importância de mudar a maneira de se relacionar com a Internet. "Não é uma questão de vontade. É uma necessidade porque a Internet exige mudanças".

Para esclarecer mais encontrei um trecho de um vídeo com o professor que explica melhor essa questão sob o seu ponto de vista e que sou de acordo.