segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Capa Infografada



A pedido nosso, lançamos um desafio a Neto Silva, infografista para transformar a Capa de DOMINGO em uma imagem que refletisse a necessidade de informações sobre a Gripe A. Não bastava uma imagem, mas queríamos que já na capa, o leitor se interessasse pelo assunto.

O resultado foi este, com as informações de como se dá a transmissão da Gripe H1N1.

Neto Silva lapidou o seu talento para infografia na redação do De Fato. Um orgulho para nós que estamos ao seu lado vendo o seu progresso nessa área, no departamento de artes do Jornal.

domingo, 30 de agosto de 2009

Só Rindo - Por Neto Silva



Jornal de Fato - domingo 30 de agosto de 2009.

sábado, 15 de agosto de 2009

Internet sem fio em Mossoró e no RN


A governadora Wilma de Faria - que é uma ‘twitteira’ assídua - inaugurou na última sexta-feira (14) o programa ‘Internet Para Todos’ que permite o acesso à internet livre para qualquer pessoa. Segundo a comuni~cação do governo o investimento no Programa será de R$ 2,4 milhões.

A iniciativa começou por Natal que terá ao todo três torres e 10 pontos de acesso. A Praça das Flores, no bairro de Petrópolis foi o primeiro ponto instalado - e já conta com o sinal para livre acesso à rede mundial. O próximo passo será o bairro de Mãe Luíza, também na capital. Os pontos a serem instalados na avenida Erivan França e demais áreas de Ponta Negra, com três pontos de acesso, tem lançamento previsto para 10 de outubro. Na Zona Norte da capital serão instalados três pontos de acesso. Em Candelária e no Centro Administrativo, outros dois pontos.

Depois o programa chegará às cidades-pólo do Estado: Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó, com previsão de lançamento para 10 de novembro. Mossoró contará com uma torre e quatro pontos de acesso; e Caicó e Pau dos Ferros, ambas com uma torre e dois pontos de acesso cada.

A meta é concluir todo o projeto num prazo de 18 meses, universalizando o acesso à internet gratuita a toda a população norte-riograndense.

Wi-Fi em Mossoró
A cidade só possui dois pontos de acesso público gratuito de Internet: Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, UERN e para clientes que freqüentam os espaços West Shooping, Restaurante Avenida e o Maison Café e em alguns hotéis.

Desde o início do ano a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Mossoró fala dos preparativos de inaugurar os pontos públicos com oferta de conexão Wi-Fi. A PMM adquiriu três totens, cada máquina é semelhante ao caixa eletrônico, só que com computadores para acesso a Internet pela população. Esses totens são emissores de sinal de conexão Wi-Fi, ou seja, em qualquer ponto dos locais onde eles serão instalados quem estiver com Notebooks poderá conectar.

Os locais que receberão os totens que serão multiplicadores de sinal Wi-Fi conforme informado pela secretaria são a Arte da Terra, Memorial da Resistência e Praça da Convivência. Se não agir, a prefeitura poderá ter seu projeto ofuscado pela ágil iniciativa do Estado com o seu programa de ‘Internet para Todos’.

Outros exemplos

Há algum tempo no Rio de Janeiro, por exemplo, qualquer pessoa pode conectar-se na praia de Copacabana pela rede wireless. São 24 pontos de conexão sem fio somente na praia. Mas também uma cidade no interior do mesmo estado, Paraí, oferta o serviço pra cidade inteira.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Twitter para Políticos candidatos



As dicas para os políticos que querem aproveitar o Twitter ao máximo foram retiradas do excelente livro ‘Tudo o que você precisa saber sobre Twitter’ – Juliano Spyer.

Explore oportunidades de debate - usuários do Twitter estão interessados em discutir assuntos que tenham impacto na vida deles e na das outras pessoas de suas comunidades. Promover debates é uma maneira de estimular o boca-a-boca dentro da rede, gerando atenção para a campanha.

Ofereça informação - o Twitter é um canal de comunicação direto com a sociedade e através dele o candidato pode levar dados em primeira mão que ajudem o eleitor a formar sua opinião e também motivem os participantes da rede a repassar essa informação.

Não discurse, interaja - para os políticos mais próximos de seu eleitorado, o Twitter está mais para a experiência do corpo-a-corpo do que a do comício. Os participantes tiram proveito da chance para interagir, perguntar e comentar.

Críticas podem gerar engajamento - um candidato que responde perguntas incômodas recebe mais atenção e tende a ser mais seguido e respeitado do que aquele que ignora assuntos espinhosos. Ao defender suas opiniões, o candidato convida pessoas que pensam da mesma forma a se engajarem na conversa.

Não fale só de política - o Twitter abre a oportunidade para o candidato estar mais perto dos eleitores, não apenas como pessoa pública, mas como ser humano, que lê jornal, vai ao cinema, observa o mundo de sua perspectiva, independente do assunto ter a ver com política. Incluir esse tipo de informação pode ajudar a quebrar o gelo e motivar seguidores a fazer contato.

Seja transparente - colocar um assessor para tuitar como se fosse ele escrevendo parece, à primeira vista, uma solução fácil para, sem fazer esforço, dar a entender que o candidato está por dentro da tecnologia. Se o candidato não quiser aprender, é sua prerrogativa, mas deixe isso claro no perfil. Usuários familiarizados com a ferramenta saberão distinguir mensagens "oficiais" daquelas escritas por pessoas de verdade.

Não precisa responder tudo - quanto mais conhecido for o candidato, mais seguidores ele deverá ter. Uma pessoa que recebe muitos pedidos de interação não precisa se preocupar em responder um por um, porque isso a impediria de se dedicar a outras atividades. Todos entendem isso.

Faça parte da rede - um das principais funções do Twitter é fazer circular informação relevante. O candidato tem a possibilidade de ajudar seus seguidores repassando (retuitando) mensagens e links que considerar relevantes.

Blogs e Imprensa não competem, diz Castilho



Tive o prazer de ser aluna do professor Carlos Castilho (Mestre em Mídia e Conhecimento pelo EGC/UFSC) através do excelente curso Introdução ao Jornalismo 2.0 no Knight Center for Journalism in the Americas no início deste ano. Aprendi com ele e com a turma de colegas do curso a distância, mais do que imaginei, mais do que em muitos outros cursos que já fiz.

Tenho acompanhando e comentado as postagens do prtofessor que compõe também a equipe do Observatório da Imprensa com sua coluna Código Aberto. Mas somente esta semana entrei no blog do Castilho e vi um texto excelente intitulado 'Imprensa e blogs: convivência ou competição?', postagem que não é nova.

Do texto retirei este trecho para a reflexão dos profissionais de mídia:

"A imprensa e os blogs estão interligados porque de nada adianta publicar primeiro se a notícia não circula e não entra na agenda. Os jornais levam uma vantagem de natural sobre os blogs porque tem um sistema voltado para a captura, processamento e publicação de noticias. Já a grande maioria dos mais de 120 milhões de blogs espalhados pelo mundo é produzida por indivíduos, tem reduzida capacidade investigadora mas em compensação são mais adaptados para o comentário e opinião.

Por mais que se procure dar um caráter competitivo e até conflitivo à relação entre imprensa e blogs, o fato concreto é que ambos estão condenados a conviver porque são parte integrante do processo de circulação destas “moléculas informativas” chamadas memes e que são as responsáveis por tudo aquilo que sabemos".

O Twitter modificado pelo jornalismo (e vice-versa)!


A refuncionalização das redes sociais – passando de meras ferramentas de relacionamento para ferramentas de conteúdo informativo – é fato inegável. Assim como foi com os blogs, com o próprio MSN (usado até para entrevistas), o Twitter deixou de ser o espaço hegemônico do fútil para ser o espaço do útil, da informação que corre ligeira e mecanismo importante que está mudando o fazer do jornalista nas redações.

Sei que existem estudos na área do jornalismo sobre o Twitter como ferramenta usada por jornalistas, ou como novo meio informacional. Num diálogo (pelo twitter) com a professora Raquel Recuero que escreveu um livro sobre Redes Sociais na Internet, ela não soube afirmar se já há estudo específico sobre a ferramenta incorporada a rotina produtiva dos jornalistas. No entanto essa é uma realidade que necessita de uma atenção maior no campo das pesquisas na área.

Se até então não havia algo concreto, surge a "primeira" iniciativa neste sentido. Fiquei feliz ao ver o conteúdo preparado por Juliano Spyer(no twitter ele é o @jasper) com o livro ‘Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter’ (com licença do creative commons) e disseminado por meio do Twitter pelos twitteiros.

O livro tem prefácio do jornalista do CQC, Marcelo Tas o @marcelotas que tem milhares de seguidores nesta rede social. Você baixa a versão PDF deste livro, AQUI.

Sobre jornalismo
O livro traz 110 páginas e no seu índice entre várias dicas e informações sobre a rede social do momento, dedica algumas páginas para falar sobre o Twitter o Jornalismo. Neste item, o texto do livro ressalta que o profissional é o veículo de informação no Twitter. E diz:

“É uma ferramenta que em pouco tempo se tornou vital para a realização de reportagens e ainda - muito especialmente - para promover a aproximação entre leitores e veículos, mas essa novidade também está provocando tensão nas redações” (p.57).

Além disso o trabalho aborda ainda ‘Twitter e os negócios’, o ‘Twitter e os políticos’ e já questiona como pode ser o futuro dessa rede social-infomativa. Traz números sobre os usuários da ferramenta no Brasil e no mundo.

Creio que o livro traz uma grande parte dos temas de maior interesse e curiosidade e atende ao que se propõe: servir como guia para iniciantes e de meio socializador de mecanismos avançados, como os sites que dão suporte a quem decide se aventurar neste meio, além da lista com os melhores twitteiros. Se tivesse esse livro logo quando comecei, não teria demorado tanto a entender a sua incrível funcionalidade. Por tudo isso, um livro excelente!

O autor
Juliano Spyer faz parte do time da Talk na área de mídias sociais, blogueiro, autor do livro Conectado, lançado em 2007 pela Jorge Zahar, e organizador do e-livro Para Entender a Internet que também podem ser baixados em PDF.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Deu na Net: Rosalba usou cota de passagens aéreas no Senado para turismo


A matéria foi publicada no portal de notícias UOL, veiculado pela Folha On Line (de hoje 07/08/2009 - 08h55). Leia a reportagem:

Senadora usou cota de passagens aéreas para turismo (Folha Online)

Suplente do Conselho de Ética do Senado, Rosalba Ciarlini (DEM-RN) usou verba pública para pagar viagens de turismo para ela, marido, filhos, além de outros parentes, amigos, o advogado e a mulher do advogado, no país e no exterior, informa reportagem de Leonardo Souza, publicada nesta sexta-feira pela Folha (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a reportagem, custeou passagens e, em alguns casos, até estada em hotéis. Em seu primeiro mandato, ela bancou essas despesas com recursos de sua cota aérea, criada para permitir o deslocamento de congressistas no exercício da atividade parlamentar. A Folha obteve mais de 320 páginas de cartões de embarque e comprovantes de passagens e hospedagem descontadas da cota da senadora de maio de 2007 a fevereiro de 2008, somando cerca de R$ 160 mil. Foram mais de 240 viagens em menos de 300 dias --quase uma passagem por dia.

Outro lado
Rosalba disse, em nota, que os bilhetes para parentes e amigos foram emitidos com as sobras de sua cota aérea, dentro do que as regras permitiam. "Quando cheguei ao Senado, havia diversas complementações da remuneração básica do senador, entre elas uma parcela para viagens", disse.

"Esta parcela era paga mensalmente e, conforme a regra então vigente, importava em determinado valor mensal que, se não utilizado em um mês, ia sendo acumulado [...]. Se o senador tivesse saldo desta verba, ele podia ser usado livremente, e a agência de viagem podia usá-lo para pagamento de hotéis."


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A Folha explica ainda que a reportagem na íntegra está na edição impressa da Folha de São Paulo desta sexta-feira. Na versão On Line, são mostrados os comprovantes da compra das passagens em nome da filha da senadora, Karla Ciarlini e seu esposo.

O conteúdo da Folha On Line pode ser visto AQUI.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Enferrujou? Faça um curso on line!


Antigamente assistíamos na TV propagandas do tipo ‘FAÇA AGORA O CURSO X POR CORRESPONDÊNCIA’ em que o aluno pagava um determinado valor e recebia em casa o material do curso, certificados e etc. Sempre enxerguei essa alternativa como um caminho pra quem tem preguiça de estudar. ‘Curso a distância? De jeito nenhum’.

O tempo passou e a Internet tornou-se um lugar interessante para receber e trocar conhecimento com milhares de pessoas. Agora a Internet é o campo dos cursos à distância (cursos On Line não presenciais). É claro que há cursos ruins (fiz muitos presenciais péssimos) que dirá na Internet. Mas, separando-se as boas oportunidades comecei a mudar esse pensamento - que incrível descoberta - os cursos na Internet valem do ponto de vista do conhecimento e muitos podem ser feitos gratuitamente!

Deixando o preconceito de lado sobre o fato de estar diante do computador vai se descobrir que é preciso se dedicar mais ao curso On Line. Em alguns casos é preciso tirar ao menos uma hora por dia para ler e resolver exercícios, às aulas do professor são feitas pela Web Cam em seu computador e que os fóruns são muitas vezes mais ricos de informação do que qualquer apostila.

É possível se atualizar em diferentes áreas, compartilhar e esclarecer as dúvidas, ter excelentes professores de várias universidades do Brasil e até de outros países para te dar dicas e te impulsionar a conhecer novos autores na sua área.

Na área do jornalismo, deixo aqui alguns sites onde é possível dar aquele ‘up’ nos seus conhecimentos em cursos de alto nível e gratuitamente.

Algumas dicas eu pude experimentar pessoalmente. Outras são de colegas jornalistas que compartilharam suas experiências comigo durante nossos cursos On Line. Confira:

Knight Center for Journalism in The Americas (University of Austin Texas) – Vários cursos como Jornalismo 2.0, Ferramentas Digitais, Jornalismo Investigativo entre outros. Gratuito (Em português, Inglês e Espanhol)

Grupo Iped – Cursos na área de informática e gerencial. Alguns são gratuitos outros pagos (Em português)

WEB AULA – Site que contêm cursos da área gerencial e de informática como Segurança da Informação, Nova Ortografia, Vença desafios com criatividade entre outros (Em português)

Fundação Getúlio Vargas (FVG) – Oferece cursos gratuitos com frequência. Neste momento oferta cursos de Diversidade na Organização, Ciência e Tecnologia, Ética e Recursos Humanos.

News Univerty – Para quem lê bem inglês, este site do Chip Scanlan, jornalista com vasta bibliografia sobre redação, ligado ao Poynter, deu um curso no News U, que possui vários cursos online para jornalistas. (Em Inglês). Dica de Ana Estela

Academic Earth – Site de ensino à distância com aulas em vídeo de professores de nada menos que Yale, MIT, Harvard, Princeton, Berkeley, NIH e Stanford. (Em Inglês). Dica de Caio Briso.

Massachusetts Institute of Technology – MIT – Com seus 1.900 cursos gratuitos (Em Inglês). Dica de Caio Briso.

Cursos diversos – No blog cursosdejornalismo é possível ficar por dentro dos cursos presenciais e on lines disponíveis pelo Brasil. (Em Português). Dica de Hermes Nunes

Jornalismo Científico On Line – Atualmente estou vendo um conteúdo de um curso on line sobre Jornalismo Científico - desenvolvido pela Federação Mundial dos Jornalistas Científicos (WFSJ, na sigla em inglês) e pela Rede de Ciência e Desenvolvimento (SciDev.Net, na sigla em inglês). Mas o curso permite a versão em português e em espanhol.

Aprenda Linguas - Não é um curso formal, mas é dado por pessoas de vários países, que trocam informações. Dica de Denize Bacoccina.

Comunique-se – Acaba de abrir o seu sistema de Cursos On line. Ainda sob testes, promove neste momento o primeiro curso gratuito já com vagas esgotadas o de Blog para Jornalistas. Acompanhe outras novidades no site. (Em Português)

Depois colocaremos mais dicas. Envie-nos também a sua experiência com cursos on line.

Queda dos Jornais brasileiros


por Eduardo Tessler
Do Blog Mundo Mídia

Saiu o levantamento do IVC do primeiro semestre de 2009.
Más notícias para os jornais brasileiros.
A circulação conjunta dos 20 maiores jornais brasileiros caiu 6%, em comparação com o primeiro semestre de 2008. É muitíssimo.
O Dia (Rio de Janeiro, RJ) desabou 24%. Extra (RJ), Jornal da Tarde (SP) e O Estado de S. Paulo (SP) perderam 17%. O líder Folha de S. Paulo (SP) caiu 7%. O Globo (RJ) 8%.
A crise é um motivo forte para a queda livre, mas não é o único.
Jornal só cai de circulação quando passa a ser supérfluo.
Jornal bom é necessidade. Jornal ruim é desprezível.
Não é possível que o jornal de maior circulação do Brasil venda apenas 296 mil exemplares/dia.
Nenhum jornal brasileiro alcança 300 mil exemplares/dia de média semanal. Nenhum.
Na Argentina o líder passa de 500 mil.
A lista dos 100 maiores do mundo não tem nenhum brasileiro.
Mas tem um holandês, um austríaco e um francês. E dois do Egito.