terça-feira, 11 de agosto de 2009

Blogs e Imprensa não competem, diz Castilho



Tive o prazer de ser aluna do professor Carlos Castilho (Mestre em Mídia e Conhecimento pelo EGC/UFSC) através do excelente curso Introdução ao Jornalismo 2.0 no Knight Center for Journalism in the Americas no início deste ano. Aprendi com ele e com a turma de colegas do curso a distância, mais do que imaginei, mais do que em muitos outros cursos que já fiz.

Tenho acompanhando e comentado as postagens do prtofessor que compõe também a equipe do Observatório da Imprensa com sua coluna Código Aberto. Mas somente esta semana entrei no blog do Castilho e vi um texto excelente intitulado 'Imprensa e blogs: convivência ou competição?', postagem que não é nova.

Do texto retirei este trecho para a reflexão dos profissionais de mídia:

"A imprensa e os blogs estão interligados porque de nada adianta publicar primeiro se a notícia não circula e não entra na agenda. Os jornais levam uma vantagem de natural sobre os blogs porque tem um sistema voltado para a captura, processamento e publicação de noticias. Já a grande maioria dos mais de 120 milhões de blogs espalhados pelo mundo é produzida por indivíduos, tem reduzida capacidade investigadora mas em compensação são mais adaptados para o comentário e opinião.

Por mais que se procure dar um caráter competitivo e até conflitivo à relação entre imprensa e blogs, o fato concreto é que ambos estão condenados a conviver porque são parte integrante do processo de circulação destas “moléculas informativas” chamadas memes e que são as responsáveis por tudo aquilo que sabemos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário