terça-feira, 11 de agosto de 2009

Twitter para Políticos candidatos



As dicas para os políticos que querem aproveitar o Twitter ao máximo foram retiradas do excelente livro ‘Tudo o que você precisa saber sobre Twitter’ – Juliano Spyer.

Explore oportunidades de debate - usuários do Twitter estão interessados em discutir assuntos que tenham impacto na vida deles e na das outras pessoas de suas comunidades. Promover debates é uma maneira de estimular o boca-a-boca dentro da rede, gerando atenção para a campanha.

Ofereça informação - o Twitter é um canal de comunicação direto com a sociedade e através dele o candidato pode levar dados em primeira mão que ajudem o eleitor a formar sua opinião e também motivem os participantes da rede a repassar essa informação.

Não discurse, interaja - para os políticos mais próximos de seu eleitorado, o Twitter está mais para a experiência do corpo-a-corpo do que a do comício. Os participantes tiram proveito da chance para interagir, perguntar e comentar.

Críticas podem gerar engajamento - um candidato que responde perguntas incômodas recebe mais atenção e tende a ser mais seguido e respeitado do que aquele que ignora assuntos espinhosos. Ao defender suas opiniões, o candidato convida pessoas que pensam da mesma forma a se engajarem na conversa.

Não fale só de política - o Twitter abre a oportunidade para o candidato estar mais perto dos eleitores, não apenas como pessoa pública, mas como ser humano, que lê jornal, vai ao cinema, observa o mundo de sua perspectiva, independente do assunto ter a ver com política. Incluir esse tipo de informação pode ajudar a quebrar o gelo e motivar seguidores a fazer contato.

Seja transparente - colocar um assessor para tuitar como se fosse ele escrevendo parece, à primeira vista, uma solução fácil para, sem fazer esforço, dar a entender que o candidato está por dentro da tecnologia. Se o candidato não quiser aprender, é sua prerrogativa, mas deixe isso claro no perfil. Usuários familiarizados com a ferramenta saberão distinguir mensagens "oficiais" daquelas escritas por pessoas de verdade.

Não precisa responder tudo - quanto mais conhecido for o candidato, mais seguidores ele deverá ter. Uma pessoa que recebe muitos pedidos de interação não precisa se preocupar em responder um por um, porque isso a impediria de se dedicar a outras atividades. Todos entendem isso.

Faça parte da rede - um das principais funções do Twitter é fazer circular informação relevante. O candidato tem a possibilidade de ajudar seus seguidores repassando (retuitando) mensagens e links que considerar relevantes.

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