terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Twitter modificado pelo jornalismo (e vice-versa)!


A refuncionalização das redes sociais – passando de meras ferramentas de relacionamento para ferramentas de conteúdo informativo – é fato inegável. Assim como foi com os blogs, com o próprio MSN (usado até para entrevistas), o Twitter deixou de ser o espaço hegemônico do fútil para ser o espaço do útil, da informação que corre ligeira e mecanismo importante que está mudando o fazer do jornalista nas redações.

Sei que existem estudos na área do jornalismo sobre o Twitter como ferramenta usada por jornalistas, ou como novo meio informacional. Num diálogo (pelo twitter) com a professora Raquel Recuero que escreveu um livro sobre Redes Sociais na Internet, ela não soube afirmar se já há estudo específico sobre a ferramenta incorporada a rotina produtiva dos jornalistas. No entanto essa é uma realidade que necessita de uma atenção maior no campo das pesquisas na área.

Se até então não havia algo concreto, surge a "primeira" iniciativa neste sentido. Fiquei feliz ao ver o conteúdo preparado por Juliano Spyer(no twitter ele é o @jasper) com o livro ‘Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter’ (com licença do creative commons) e disseminado por meio do Twitter pelos twitteiros.

O livro tem prefácio do jornalista do CQC, Marcelo Tas o @marcelotas que tem milhares de seguidores nesta rede social. Você baixa a versão PDF deste livro, AQUI.

Sobre jornalismo
O livro traz 110 páginas e no seu índice entre várias dicas e informações sobre a rede social do momento, dedica algumas páginas para falar sobre o Twitter o Jornalismo. Neste item, o texto do livro ressalta que o profissional é o veículo de informação no Twitter. E diz:

“É uma ferramenta que em pouco tempo se tornou vital para a realização de reportagens e ainda - muito especialmente - para promover a aproximação entre leitores e veículos, mas essa novidade também está provocando tensão nas redações” (p.57).

Além disso o trabalho aborda ainda ‘Twitter e os negócios’, o ‘Twitter e os políticos’ e já questiona como pode ser o futuro dessa rede social-infomativa. Traz números sobre os usuários da ferramenta no Brasil e no mundo.

Creio que o livro traz uma grande parte dos temas de maior interesse e curiosidade e atende ao que se propõe: servir como guia para iniciantes e de meio socializador de mecanismos avançados, como os sites que dão suporte a quem decide se aventurar neste meio, além da lista com os melhores twitteiros. Se tivesse esse livro logo quando comecei, não teria demorado tanto a entender a sua incrível funcionalidade. Por tudo isso, um livro excelente!

O autor
Juliano Spyer faz parte do time da Talk na área de mídias sociais, blogueiro, autor do livro Conectado, lançado em 2007 pela Jorge Zahar, e organizador do e-livro Para Entender a Internet que também podem ser baixados em PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário