segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Cinco tendências fortes nas Redes Sociais em 2016

Este foi um ano cheio de eventos e episódios, muitos deles comentados e replicados nas redes sociais. Alguns de interesse público, outros nem tanto, porém ganhando sempre visibilidade. Se há uma certeza a ser dita em relação ao ano que vem, é que as redes sociais vão estar ainda mais presentes na vida das pessoas, por sua ampla capacidade de alcance e interação instantânea.

Cinco tendências fortes nas Redes Sociais em 2016

Neste nosso último post do ano, traremos de maneira bem resumida as cinco principais tendências para as redes sociais em 2016, tendo como base as empresas de telefonia, as empresas fabricantes de dispositivos móveis e – claro – o próprio contexto da Web e redes sociais neste final de ano de 2015.

Entre as muitas tendências, separamos as cinco mais que, na nossa opinião, serão os carros-chefes das ações de marketing, comunicação e mesmo utilização pessoal:

Instagram em crescimento

O Instagram deu um “up” em 2015. Melhorou a interação, personalizou as informações dos usuários, ofertou mais filtros e abriu a sua plataforma de anúncios. É a rede social que mais cresceu e que tende a crescer em 2016 diante de novas possibilidades que virá a apresentar.

O Instagram chama a atenção das empresas especialmente depois que alguns dados muito interessantes foram divulgados, como o de que os posts do Instagram geram 58 vezes mais engajamento que os mesmos no Facebook e 120 vezes mais do que no Twitter. Praticamente, não há filtragem de conteúdo, o que é muito bom em termos de alcance do público. O que deverá ser melhorado é justamente o público alvo dos anúncios, para que se torne ainda mais eficiente em 2016.

A força do vídeo, vloggers e redes sociais para transmissões

Vídeos e mais vídeos. Os conteúdos audiovisuais sempre foram mais atrativos e agora, com a melhoria da qualidade dos dispositivos móveis, eles tendem ser ainda mais frequentes e com melhor qualidade. Alguns aparelhos já trazem aplicativos de edição de vídeos, o que permite a inserção e postagem rápida nas redes sociais.

Além disso, essa qualidade aliada aos mais diferentes interesses tem transformado em famosos os vloggers, ou blogs de vídeos com canais específicos em sites e no YouTube. Outra confirmação de que os vídeos são mesmo mais atrativos e atiçam a curiosidade do público está na criação de plataformas para transmissões ao vivo, como o Periscope, e que tende a motivar o surgimento de outras opções semelhantes em 2016.

Redes sociais para grupos pequenos de contatos

Quem não aderiu ao Snapchat, não vai entender a força das redes sociais para grupos restritos, ou também chamadas de redes sociais privadas. Bem ao estilo desta, já existem várias outras mundo afora, como a Secret (proibida no Brasil), Whisper, Yik Yak, Telegram e TOR, uma experiência semelhante do mesmo grupo do Facebook.

Essas redes restritas já fazem muito sucesso e tendem a ampliar o seu público em 2016, restringindo a visualização de posts para números menores de pessoas. A ideia, no entanto, não impede nem o vazamento de informações, afinal, se está na rede, publicou, tudo pode acontecer. 

Usos mais profissionais Facebook At Work

Falamos um pouco na nossa última coluna, e tende a ser uma novidade para 2016 no Brasil o uso do Facebook por empresas numa espécie de rede social profissional. Já tem tudo para dar certo, uma vez que as pessoas têm utilizado o Facebook para também manter contatos profissionais. No entanto, o At Work teria conteúdos e modos de compartilhamento mais restritos ao ambiente da empresa ou corporativo. 

Tratando-se de redes sociais, em um ano muitas coisas podem acontecer, e esperamos que sejam boas as surpresas, bem como a utilização de todas as ferramentas, para finalidades positivas, de construção e de crescimento das relações à distância no virtual. Vamos torcer para que cada vez menos sejam usadas para fins depreciativos, para divulgar a violência ou a vida íntima das pessoas. Que 2016 seja um ano espetacular para todos nós, on e off-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário