sexta-feira, 25 de maio de 2012

Blogs para a nossa Memória digital

Lembrar coisas do passado ou mesmo de contribuir para uma memória digital de nossa cultura, são a especialidade de alguns Blogs, sites pela Internet. Remexer no baú das lembranças utilizando o que já está na rede é uma tarefa difícil, mas muito interessante que tem um público cativo na Internet.
Destaco aqui dois exemplos que tenho visto sempre e adoro os conteúdos:

O primeiro é o Memória Viva Que traz um conteúdo vasto sobre a cultura musical, impressa e literária. Gosto particularmente de ver as imagens de propaganda do início do século passado, e do acervo sobre a ja extinta Revista Cruzeiro. Acompanhar o Memória no facebook também é interessante, sempre tem uma imagem antiga ou reprodução de entrevista publicada com um grande nome.


Outro exemplo de uso da Internet como fornte de memória é o Blog do Dodô Ideia do professor Marcos Palacios, autor de livros sobre Jornalismo. No Blog ele publica imagens antigas, conta histórias, Videos antigos e utiliza o que estiver na rede que possa contribuir para essa memória digital.

Para quem tem um estilo vintage e gosta de remexer no baú das lembranças são boas opções de leitura. Recomendo e muito!

Mais de 150 referências sobre Twitter e Microblogs


Nem sempre é fácil encontrar boa bibliografia sobre redes sociais e na época da graduação tive de garimpar muito para encontrar referências já que Twitter ainda era algo novo como objeto de estudos.

Hoje disponibilizo um link que foi também postado pelo Blog Jornalismo e Internet do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On Line, muito útil para a apesquisa temática. A maioria das referências e a leitura está em inglês.

Para acessar, basta clicar AQUI.!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Imagens que falam: A mania Pinterest


Todo internauta que se preze acaba salvando aquelas imagens que mais gosta, que inspiram ou que simplesmente encantam pela beleza. Esse hábito acabou se transformando numa rede social de sucesso. O Pinterest é uma rede social que nasceu nos Estados Unidos em 2011 e cuja particularidade é mostrar de uma forma fácil, flexível e extremamente visual, recorrendo sobretudo a fotografias, os interesses de cada um dos seus usuários, através de painéis que esta rede batizou de pinboards. Ou seja, para além das características sociais habituais e comuns das outras redes sociais, apresenta o conceito quase adolescente de mostrar constantemente, através de imagens, os gostos e interesses de cada usuário.

A grande sacada apresentada por esta nova rede é o fato de os usuários seguirem correntes contínuas de conteúdos (sobretudo produtos de consumo) sobre um determinado tema, através das quais se pode aceder à página onde se encontrou a imagem, o que nos permite chegar ao objeto de interesse que temos estado a seguir.

A facilidade de utilização e a flexibilidade de poder seguir os temas de uma pessoa sem a necessidade de seguir essa pessoa, unidas à rapidez com que se faz pin it (publicar) ou repin (uma função parecida com o retweetou o “gosto” do Facebook) de qualquer ligação ou fotografia, isso sim é realmente digno de destaque.

Existem outras redes com um formato semelhante ao do Pinterest, como o ffffound! e o Fancy. Ambas as redes partilham a ideia de trocar imagens publicadas pelos usuários. A primeira move-se sobretudo no mundo do design e da moda, enquanto a segunda apresenta diretamente um vínculo comercial, com montra de ofertas e a promoção de rankings dos usuários mais ativos.
Aos poucos o usuário da rede vai se divertindo colecionando imagens em sua página, recomendando a postagem de amigos e compartilhando tudo ao mesmo tempo pelo Twitter e facebook. São ideias assim que fazem do Pinterest uma rede social cada vez mais dinâmica e que cresce por aqui, como aliás, já se percebe há algum tempo, os brasileiros adoram essas novidades!