quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Curtas de Animação na cidade sem cinema


Na minha cidade não tem cinema. O último que tinha fechou em 2007,o CinePax e não mais pudemos mais ver os filmes na telona. Reflexo da crise que acomete a maioria dos cinemas de rua do país, que se transformaram em igrejas universais ou foram derrubados para dar lugar a arquitetura moderna a outros prédios comerciais.

A lembrança de que há mais de dois anos estamos sem contar com um cinema, me veio quando o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado aceitou se tornar o lugar da exibição de curtas de animação, evento que será realizado hoje, logo mais às 19h30 - em comemoração ao “Dia Internacional da Animação”.

O teatro servirá de cinema, com suas instalações confortáveis e um projeto moderno. Serão 9 curtas que passarão em 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O evento também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras.

NO RN
Dezenove cidades no Rio Grande exibem hoje os curtas selecionados. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site Dia da Animação
Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D. Vale à pena conferir o talento dos animadores brasileiros.
Quem desejar acompanhar mais podem seguir no twitter: @diadanimacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário