domingo, 17 de outubro de 2010

Disputa no mundo Virtual

- PAULO SÉRGIO FREIRE
Matéria Publicada na Revista DOMINGO - 16/10/2010



As redes sociais ganharam o Brasil. Foi o que constatou o mais recente estudo sobre o tema feito pela ComScore, empresa especializada em estatísticas do mundo digital. Os dados são de agosto e mostram um crescimento no Brasil das redes sociais, sobretudo do Facebook (www.facebook.com). Os números revelam que o Orkut (www.orkut.com) continuou liderando o mercado de redes sociais no Brasil, alcançando mais de 36 milhões de visitantes únicos (com 15 anos de idade ou mais, acessando apenas de casa ou do trabalho), enquanto o Facebook cresceu para quase nove milhões de visitantes, de apenas 1,5 milhão de visitantes há um ano. Pelos dados, o Twitter (www.twitter.com) também testemunhou forte crescimento, quase dobrando sua audiência para 8,6 milhões de visitantes, com o Brasil liderando mundialmente em termos de penetração do Twitter entre usuários da Internet a 23%.
Em Mossoró, o crescimento da participação das redes sociais não difere do restante do país. O avanço do Facebook e do Twitter junto aos usuários já é percebido e a "migração" para essas redes sociais já possui adeptos na cidade. "Às vezes acordo cedinho e começo a twittar", conta a estudante de Comunicação Manuela Diniz. Usuária assídua das redes sociais (possui perfil no Twitter, Orkut e Facebook), ela diz preferir o Twitter por conta de sua agilidade. "Na verdade, eu comecei no My Space (www.myspace.com), depois fiz Orkut, Twitter e por último Facebook, mas o Twitter é, sem dúvida, meu preferido", conta ela, acrescentando que "não gosta muito do Facebook" devido à exposição que ele faz do perfil do usuário.

A pesquisa da ComScore, por regiões, consegue identificar a popularização do Facebook. Entretanto, esse número é bastante concentrado na região Sudeste. Os números indicam que os usuários dessa região mostraram-se 16% mais predispostos a visualizar conteúdos no Facebook, com todas as outras regiões mostrando índices significativamente mais baixos. Já, o Orkut e o Twitter apresentaram os padrões de consumo mais balanceados entre os visitantes de várias regiões. Mesmo resistindo, o Facebook atrai mais e mais usuários a cada mês. Felipe Júnior, estudante de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é integrante da rede social há mais de um ano e enumera vantagens: "O Facebook tem muito mais interatividade entre as comunidades. Mesmo que você não tenha conta, é possível visualizar os perfis, além do bom número de jogos", defende. Felipe, além de possuir perfil no Facebook, é usuário do Twitter e do Orkut. Mesmo com o crescimento do Facebook e do Twitter, a pesquisa da ComScore mostra a supremacia do Orkut no Brasil.

Em agosto de 2010, mais de 36 milhões de usuários com 15 anos ou mais visitaram um destino de rede social de casa ou do trabalho no Brasil, com um visitante médio passando mais de quatro horas por mês em sites de redes sociais e visualizando 585 páginas de conteúdo. E o Orkut classificou-se como o destino de rede social mais visitado, alcançando 29,4 milhões de visitantes, seguido pelo Windows Live (www.msn.com), com 12,5 milhões de visitantes. O Facebook ficou com a terceira posição, seguido pelo Twitter. Entre todas as redes, o Orkut mostrou, de longe, a maior participação da audiência, com visitantes passando em torno de 4,6 horas no site durante o mês, visualizando 657 páginas de conteúdo em média e visitando o site em 35 diferentes ocasiões.

FERRAMENTA
Para a jornalista Izaíra Thalita, que recentemente defendeu tese sobre as redes sociais, em especial o Twitter, o uso desse tipo de mídia é "muito mais que um simples ponto de encontro virtual". Segundo Thalita, as oportunidades oferecidas pela web juntamente com as redes sociais são inúmeras. "Para o profissional de comunicação e até mesmo de outras áreas, as redes sociais representam nichos de perfis diversos, de fontes, um verdadeiro feedback para quem utiliza", explica a jornalista.

Entre as diferenças das redes sociais, Izaíra diz que enquanto no Twitter a objetividade é o grande chamariz, no Orkut e Facebook os perfis com mais informações sobre os usuários são o grande atrativo. "É muito comum empresas contratarem após análise de perfis em redes como o Orkut", diz. Além de ferramenta de lazer e trabalho, as redes sociais são vistas como potencial meio de educar. "Hoje se discute bastante o uso dessas redes em favor da educação e de outros temas inerentes à sociedade. Nas eleições, diversos candidatos realizaram entrevistas via twitter e até debates foram realizados",ressalta.

(Disponível AQUI)